Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de junho de 2014

» Sociedade no vermelho

Este texto trata de um relato real de como a falta de planejamento pode afundar uma empresa tão rápido quanto ela nasce. Como uma sociedade pode se tornar tremula quando os objetivos financeiros não são alcançados

José Douglas

Hoje conto a vocês uma história verídica de insucesso. É, aprendi a duras penas que "quando a cabeça não pensa, o corpo padece" - segundo dito popular.

Há algum tempo atrás recebi uma proposta, que a primeiro momento parecia algo inimaginável, algo que me colocou em estado de extase total. Estava trabalhando como coordenador de uma empresa de cursos, tudo estava indo muito bem e eu até estava gostando bastante, sabe aquela atividade que faz você colocar em prática tudo que aprendeu na faculdade e que estava adormecido, era bem assim que eu estava me sentindo. Coordenando pessoal do comercial, financeiro, etc.

Acredito que por estar desenvolvendo tão bem minhas atividades que o proprietário da empresa me fez uma proposta de sociedade. Me apresentou algo diferente do que estavamos acostumados a ver no mercado. Uma empresa de RH que ofereceria profissionais capacitados ao mercado. Tudo parecia perfeito, ele entraria com o capital financeiro e eu com o intelectual, até ai uma maravilha. Só que nem tudo que parece é. Na faculdade aprendi que um bom estudo de mercado, um plano de negócio bem elaborado pode ser a linha tênue entre o sucesso e o desastre. É isso ai que vocês estão pensando: "esse cara vai dizer que não fez isso, não acredito". Acreditem! a empougação por ter meu nome no contrato social da empresa me encheu os olhos de forma tal que toda teoria parecia desnecessária naquele momento. Pensei: se consigo cuidar bem da empresa dos outros, porque não cuidarei bem da minha empresa.

Há uma grande diferença entre administrar recursos e construir recursos. Uma empresa pode até nascer com um corpo financeiro sustentavél, mas se esse recurso não for bem administrado os recursos se esgotam, e isso é assim até nas minas de ouro.

Nossa empresa não nasceu "rica", mas meu sócio gostaria de ficar "rico" com os reais investidos. No primeiro mês, adaptação. No segundo mês, mal conseguimos paga a folha de funcionários. No terceiro mês: precisamos injetar capital. Dai por diante apenas cobrança por resultados. Ai eu pensei que deveria ter ficado onde estava. Como dizia minha avó: olho grande dá dor de barriga. E foi quase isso.
Eram dias interminaveis de tentar captar clientes, parcerias. Tentar atarir dinheiro.

No sexto mês de nossa empresa meu sócio não conseguia mais ver o "vermelho" e decidimos encerrar as atividades. Até porque nossa convivência já estava quase "vermelha".

Aprendi a lição! Qualquer tipo de empresa que pretendemos iniciar necessita de mauito tempo de pesquisas e preparação. Tolo é quem acredita que qualquer um pode iniciar uma nova empresa sem qualquer tipo de estudo de viabilidade, analise de mercado, projeção financeira, analise de riscos, etc. Os conhecimentos teóricos repassados na faculdade não são por acaso. Aprendi o significado das palavras "analise" e "riscos".

Hoje, estou prestes a iniciar um novo negócio. Claro que com toda cautela e pesquisa.
Nada incomum ao mercado. Novos ramos de negócios precisam de novas perspectivas, novas iniciativas, novas ferramentas, novas reações. O novo é desconhecido e precisa de pessoas preparadas para desbravar caminhos. Muito mais do que isso, precisa de mapas e estes são desenhados pelo conhecimento obtido através de pesquisas, estudos e analises.

Muitas pessoas ainda vão ler este texto e pensar que não pode acontecer com elas. Muitos ainda irão insistir em fazer do jeito errado. Pra essas pessoas deixo meus votos de sucesso, mas que estejam preparadas para algo pior.

Fonte: Administradores.com.br
Link: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/sociedade-no-vermelho/77566/

Nenhum comentário:

Postar um comentário